Dia da Telefonista
Dia da Telefonista.
O dia 28 de junho, de acordo com o calendário de datas comemorativas, é celebrado o dia da telefonista. Essa data é comemorada desde 1956. Para quem não sabe, a telefonista é um grande agente dentro de uma organização. É ela a voz da empresa, é a primeira impressão que o público externo terá da organização.
Mas o que faz uma telefonista, você sabe?
A telefonista, como o próprio nome diz, é a profissional responsável pelos telefones da empresa. E embora seja comum atribuir essa função às mulheres, essa profissão também é exercida por homens.
A telefonista, tem como função, efetuar e receber chamadas telefônica, sejam elas nacionais ou internacionais. Transferir ligações também faz parte de sua rotina, assim como o registro e a transmissão das informações coletadas nessas chamadas. Portanto, localizar pessoas também é uma de suas tarefas.
Importância na organização
Mas muito mais que administrar chamadas telefônicas, a telefonista desempenha outro papel importantíssimo dentro da empresa. Afinal, é ela quem vai responder as primeiras demandas, seja do público interno ou externo. Ou seja, ela vai definir a primeira impressão que o público tem da organização, como um cartão de visitas.
Por isso a importância dessa profissional zelar por sua postura profissional, exercendo sua função sempre de modo a excelente. Para que isso aconteça, é importante, sobretudo, que a telefonista conheça bem a empresa onde exerce seu papel. Afinal, ela receberá e passará informações, logo, precisa fazer isso da forma mais clara e objetiva possível, sanando cada demanda que lhe for apresentada.
Requisitos e formação
Para que uma telefonista se destaque nessa função, é preciso ter algumas características que certamente auxiliarão no desempenho da profissão. Além do conhecimento da empresa onde trabalha, mencionado acima, é importante ter carisma, simpatia, além da fluência oral e escrita. Concentração, boa memória, habilidade no trato com as pessoas, responsabilidade, agilidade, flexibilidade, raciocínio rápido, organização e disciplina também.
Entretanto, embora já exista alguns cursos na área, para ser telefonista não é necessária uma formação específica. Muitas empresas exige a conclusão do ensino médio, ficando a seu cargo a preparação da profissional conforme sua necessidade.
Atuação
O campo de atuação de uma telefonista é bem diversificado, podendo operar em empresas privadas, públicas, inclusive em empresas desse ramo específico.
Como exemplos de empresas privadas temos: hotéis, comércio em geral, escritórios de todos os tipos, incluindo as empresas terceirizadas. Nas empresas públicas a telefonista pode atuar nas três esferas: municipal, estadual e federal. Empresas de telefonia, telemarketing e call centers são alguns dos exemplos de empresas específicas da área.
Legislação
E, assim como toda profissão, a atividade da telefonista também tem seu lado de desgaste. O trato com as pessoas pode gerar fadiga física e psíquica, gerando algum nível de estresse ao profissional.
Por isso, a fim de proteger o profissional, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), determina, em seu artigo 227, a duração máxima de sua carga horária. Segundo o texto da lei, fica estipulado a duração máxima de 6 horas contínuas de trabalho diário ou 36 horas semanais.
O mesmo artigo estipula acréscimo de 50% sobre o salário-hora normal em caso de hora excedente e em caso de indeclinável necessidade. Ou seja, a hora extra só é permitida em caso de extrema necessidade. Já o artigo 71 da mesma lei, estabelece o intervalo de 15 minutos para esse tipo de jornada, devido ao desgaste do trabalho.
Curiosidades históricas
A profissão de telefonista surgiu em 1878, nos Estados Unidos da América, quando da criação da primeira central telefônica. Inicialmente, eram trabalhadores do sexo feminino que faziam as conexões. Contudo, devido à sua dificuldade em comunicar, todos os homens foram substituídos por mulheres, dando surgimento então à profissão.
Em 1890, a Alemanha também reforçou a opção por mulheres para a função, devido à melhor compreensão da voz feminina e também ao fato de elas serem mais amigáveis.
Comemore o Dia da Telefonista com um brinde:
Deixe um comentário