Dia do Operador de Telemarketing
O Dia do operador de telemarketing foi instituído em 2002, através da aprovação de um projeto de lei do político Nivaldo Santana, e é comemorado dia 5 de julho.
Operador de telemarketing é o profissional que realiza vendas por telefone, cobranças através de ligações, pesquisas telefônicas, serviço de atendimento ao cliente e pedidos de doações.
Nos anos quarenta, várias empresas passaram a usar funcionários para venderem seus produtos pelo telefone.
Na década de cinquenta surgiu uma empresa chamada DialAmerica Marketing que foi a primeira firma dedicada ao serviço exclusivo de vendas por telefone.
Em 1982 Nadji Tehrani criou o termo telemarketing para denominar a promoção de vendas e serviços pelo telefone. Assim telemarketer passou a ser o termo internacional para denominar o funcionário que trabalha como operador de telemarketing.
O setor de telemarketing é que mais cresce com a crise e o que mais oferece vagas para jovens em busca do primeiro emprego. Pois, ele não exige experiência e a maioria das empresas oferece treinamento para seus empregados nesta área. Uma pesquisa atual descobriu que a maioria dos operadores de telemarketing é do sexo feminino, jovem e tem o segundo grau completo. Um bom operador de telemarketing precisa conhecer com detalhes a empresa para qual trabalha e os produtos que ela oferta. As qualidades de um operador de telemarketing ideal são: boa dicção, paciência, cordialidade, resistência à pressão, habilidade em lidar com todos os tipos de seres humanos, espírito de equipe, falar a Língua Portuguesa corretamente sem gerúndios e ter um excelente aparelho urinário.
Algumas denúncias de abuso contra os direitos destes profissionais vieram à tona. Pois alguns supervisores, mal informados, obrigam os funcionários a usarem o banheiro somente por cinco minutos, sendo que o operador de telemarketing tem direito a dez minutos de descanso para tomar um lanche ou ir ao banheiro.
Professores de Língua Portuguesa criticam o linguajar dos operadores de telemarketing devido ao excesso de gerúndio. Porém isto não é culpa do teleatendente. Pois ele é treinado pelos manuais das firmas que, geralmente, são americanas e recebem traduções precárias para o Português. Aqui, o treinador tem a obrigação de ensinar os operadores de telemarketing a não utilizarem o gerúndio de forma exagerada.
Para exercer a função de operador de telemarketing, a legislação exige apenas a conclusão do ensino médio, porém algumas firmas cobram certificação obtida através de cursos específicos. Existem cursos de operador de telemarketing em instituições como: SESC, SENAC e ONGS legalizadas.
Os diversos tipos de operadores de telemarketing são:
- Operador de telemarketing ativo: efetua ligações abordando clientes.
- Operador de telemarketing receptivo: recebe telefonemas de fregueses interessados em um determinado produto, ou, que precisam esclarecer dúvidas.
- Operador de telemarketing de donativos: este funcionário geralmente trabalha em instituição de caridade, ou, hospitais. Ele liga para as pessoas em busca de doções em dinheiro, produtos usados, ou, remédios raros.
- Operador de telemarketing do bem: esta pessoa, geralmente, telefona para as residências para dar conselhos sobre saúde e cidadania. Por exemplo, ano passado, uma associação de combate às doenças dos rins, pediu aos voluntários para que ligassem e perguntassem à população:
– Você cuida dos seus rins?
Após esta pergunta, o teleatendente dava conselhos sobre como cuidar desta parte tão importante do corpo.
- Operador de telemarketing de valorização da vida: Este voluntário, normalmente, trabalha em instituições de programas de combate ao suicídio. Por exemplo, aqui no Paraná, temos o Centro de Valorização da Vida, que atende pelo telefone 141. Assim, neste número, pessoas depressivas ligam para desabafar. Deste jeito, os voluntários, evitam que elas tomem uma atitude mais drástica.
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