Dia da Mídia
Dia da Mídia.
O Social Media Day, ou Dia da Mídia Social, foi criado em 30 de junho de 2010, pelo portal americano de notícias sobre tecnologia e business Mashable, como forma de celebrar as transformações que as mídias sociais trouxeram para a comunicação em todo o mundo.
De acordo com o Mashable, “a mídia social é hoje o coração da comunicação global”.
Acesso a internet por faixa etária
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69,8% dos brasileiros está conectado à internet. Isso representa dois terços de toda a população brasileira.
A pesquisa, divulgada em agosto de 2018, mostrou que, em 2017, o Brasil tinha 126,3 milhões de usuários de internet, 10,2 milhões a mais que em 2016.
O maior crescimento aconteceu entre os idosos: 2,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos passaram a acessar a internet pela primeira vez em 2017. Mas todas as outras categorias etárias também tiveram crescimento no número de usuários se comparadas ao ano anterior.
Apesar de ser o grupo que mais cresceu, os usuários com mais de 60 anos ainda é o menor grupo etário de usuários conectados se comparado à quantidade total da população de pessoas deste grupo, com apenas 31,1% de toda a população idosa do país conectada na internet.
Os jovens entre 20 e 24 anos são o grupo mais conectado, representando 88,4% de toda a população do país com acesso à rede.
O papel das redes sociais no acesso a internet
Dados da Content Trends mostram que 72% das pessoas afirmam que os conteúdos das redes sociais são o principal formato que consomem.
No Brasil, as pessoas vêem mais posts no Facebook, Instagram e outras redes sociais do que na TV, rádio, jornais, revistas ou qualquer outra mídia.
E, segundo a comScore, os brasileiros passam mais tempo nas redes sociais do que a média global. Enquanto a média é de 12,5 minutos por acesso, o brasileiro gasta 18,5 minutos.
Contra números, não há argumentos. E eles provam a adesão maciça da população brasileira às redes sociais.
Marketing nas redes sociais
Em 2002 surgiu o Linkedin, em 2004 o Orkut, em 2006 o Facebook era liberado para toda a população e nasceu também o Twitter. Em 2010 veio o Instagram. E, em 2020, o TikTok se tornou bastante popular.
Além de moldar o comportamento e a forma como as pessoas se relacionam hoje, as redes sociais mudaram também a dinâmica do mercado.
Novas oportunidades de marketing surgiram e as pequenas empresas ganharam voz frente aos seus públicos. O consumidor foi de uma postura passiva para o papel de protagonista. Suas ideias, necessidades, opiniões e insatisfações passaram a moldar como as marcas se posicionavam nas redes sociais.
Com as redes sociais, as marcas podem ser vistas, curtidas, compartilhadas e avaliadas. É possível mensurar o ROI das redes sociais em questão de minutos e as empresas puderam otimizar suas estratégias com base em dados reais.
Hoje, é possível calcular quantos usuários chegaram a um e-commerce a partir de um anúncio, quantos leads vieram das redes sociais e quais canais trouxeram mais conversões.
Também é possível calcular a performance de campanhas de branding muito mais facilmente. Os dados provenientes das redes sociais também permitem que as marcas entendam o alcance pago e orgânico de seus posts e anúncios, a taxa de engajamento, a rejeição, entre outros.
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